5 Passos definitivos para conquistar suas metas financeiras!

Compartilhe com seus amigos:

5 Passos definitivos para conquistar suas metas financeiras!

Alcançar diversas metas financeiras é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, ter uma rotina mais confortável, com mais qualidade de vida e sem problemas em relação às finanças é fundamental para o bem-estar.

No entanto, é comum supor que muitos objetivos são inalcançáveis ou que é preciso ter bastante dinheiro para começar a buscá-los. Porém, com dedicação, planejamento e conhecimento do mercado financeiro, você pode começar a sua jornada agora mesmo e aos poucos.

Por isso, a seguir você conhecerá 5 passos para organizar seu orçamento e iniciar a sua caminhada para conquistar as metas financeiras. Acompanhe!

1. Tenha um controle e planejamento financeiro

O primeiro passo para conquistar as suas metas financeiras é ter um bom controle das finanças e fazer um planejamento. Nessa etapa, você precisa entender qual é sua situação em relação ao dinheiro.

Comece a controlar quanto você ganha e gasta, separando as receitas e despesas por categorias. Exemplos comuns de despesas são: alimentação, moradia, serviços de lazer, combustível, escola dos filhos, etc.

Com esse controle você saberá exatamente para onde está indo a sua renda e quais categorias consomem a maior parte dela. Desse modo, conseguirá se planejar para reduzir as despesas, se necessário, e saberá em quais setores isso será mais viável.

Nesse momento, você precisa considerar que reduzir pequenas despesas — que trazem momentos de lazer, por exemplo, pode não afetar tanto o orçamento, além de impactar sua qualidade de vida. Por exemplo, se você costuma sair com a família aos fins de semana, certamente terá uma despesa relacionada a esse hábito.

Contudo, ela pode não ser tão relevante para a saúde financeira como outros gastos mais elevados. Assim, tentar reduzir os custos que consomem maior parte do seu patrimônio pode ser uma ideia melhor do que cortar gastos de bem-estar.

2. Monte uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um montante financeiro que serve para cobrir gastos com eventualidades e situações inesperadas. Então ela só será utilizada para casos emergenciais. Assim, ajudar a proteger as conquistas alcançadas e suas outras metas.

Essa reserva, inclusive, é fundamental para que você consiga alcançar seus objetivos. Isso porque situações como desemprego, acidentes, doenças e outras que trazem perda da renda ou gastos inesperados podem corroer seu patrimônio.

Assim, se você não estiver preparado financeiramente para eles, todo o seu planejamento pode ficar comprometido e suas metas demorarão mais a serem alcançadas. Por isso, a recomendação é que a reserva tenha um capital suficiente para arcar com 6 meses do seu custo de vida.

Dessa maneira, você terá um respiro para contornar a situação, cobrir gastos e não se endividar. Para servir a esse objetivo, a reserva deve ser alocada em uma alternativa que traga baixos riscos de desvalorização e alta liquidez.

A necessidade de segurança é clara: por se tratar de uma reserva de emergência, o investidor não pode correr riscos de perdas. Já a liquidez diz respeito à facilidade com que o investimento é convertido em dinheiro.

Esperar um prazo para fazer o resgate ou depender do interesse de outros investidores para vender seu investimento não é uma situação ideal para a reserva de emergência. Logo, é preciso escolher alternativas que ofereçam acesso fácil e rápido ao dinheiro.

3. Tenha objetivos e prazos estabelecidos

Para atingir as suas metas financeiras, é preciso ter cuidado na hora de delimitá-las. Definir objetivos concretos e prazos realistas é essencial. É assim que você poderá manter um planejamento estabelecer estratégias claras.

Os objetivos não podem ser muito abstratos, como simplesmente “se aposentar” ou “ganhar mais dinheiro”. Apesar de serem válidos de forma geral, o excesso de subjetividade não ajudará no momento de saber como chegar lá.

Tente sempre definir seus objetivos respondendo duas perguntas: quanto eles custam e em quanto tempo pretendo realizá-los? Se sua meta é se aposentar e viver de renda, pense em quanto você precisa por mês e qual é o prazo para alcançar cada meta.

Assim, ficará mais fácil definir quanto poupar por mês. Nesse momento, é muito importante ser realista em relação à sua situação financeira. Mesmo conhecendo os investimentos e tendo uma boa educação financeira, você deve entender que os rendimentos vêm com o tempo.

Dessa forma, definir objetivos que não se alinhem às suas possibilidades trará frustração durante a jornada para alcançar seus sonhos. Acima de tudo, seu controle e planejamento financeiro devem ser realistas para entender onde você pode chegar.

4. Entenda a importância dos investimentos

Quem deseja conquistar metas financeiras precisa saber a importância dos investimentos nessa jornada. Eles são um meio de utilizar seu dinheiro com inteligência para buscar rendimentos, proteção e acúmulo de patrimônio. 

Você pode aportar seu dinheiro em títulos, ativos ou modalidades de investimento conforme a sua tolerância aos riscos. Esse capital investido pode aumentar com o tempo ou, pelo menos, ter o seu poder de compra preservado.

Dessa forma, é uma maneira de conseguir renda passiva, obter lucros, proteger-se da inflação e acelerar suas conquistas. Utilizando os investimentos com conhecimento e de forma alinhada ao seu perfil e objetivos, as metas financeiras podem ser atingidas mais rapidamente.

No entanto, ao ouvir sobre investimentos, muitas pessoas atrelam essa ideia a operações de alto risco e necessidade de um grande capital para aportes. Na verdade, há diversas alternativas no mercado financeiro para quem deseja investir — e elas podem ser bem mais simples e acessíveis do que você imagina.

O investimento mais popular no Brasil é a poupança, mas seu rendimento pode não ser vantajoso. Por isso, existem alternativas que trazem tanta segurança e liquidez quanto ela, com rendimentos maiores. Exemplos comuns são os títulos do Tesouro Direto, emitidos pelo Governo.

5. Conheça as alternativas do mercado financeiro

Entendendo a importância dos investimentos, é preciso que você conheça as alternativas do mercado financeiro. Existem diversas opções para os interessados, com diversos perfis de risco, prazos e características.

Para decidir entre elas, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor — que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Eles se diferem em relação à resistência aos riscos atrelados aos investimentos.

No mercado, existem alternativas adequadas para cada perfil e períodos distintos — curto médio e longo prazo. Algumas delas podem, inclusive, trazer exposição a mercados internacionais. Assim, você pode aproveitar as características de outros países e empresas estrangeiras.

Agora você já conhece 5 passos para conquistar as suas metas financeiras. É importante ressaltar que, quanto antes você começar essa organização e seus investimentos, mais tempo terá para aproveitar os resultados dos aportes!

Quer entender como proteger seu dinheiro da inflação? Então saiba como os ETFs podem ajudá-lo!

Deixe um comentário aqui =D