A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

6 ETFs brasileiros que você precisa conhecer

Os ETFs brasileiros ganham cada vez mais espaço no mercado financeiro

04 out 2021

  • como comprar etfs,
  • diversificação de investimento,
  • estratégias de investimento,
  • etf brasileiro,

3 MIN DE LEITURA

Por Investo

Na B3 (bolsa de valores no Brasil), existem dezenas de ETFs (exchange traded funds) focados tanto em investimentos domésticos quanto globais. Alguns são ligados à renda fixa, enquanto outros se concentram na renda variável.  

Vale saber que os ETFs brasileiros também são chamados de fundos de índice, por replicarem a performance da carteira teórica de um índice do mercado financeiro. Com eles, você pode diversificar a sua carteira, acessar diferentes setores e até tornar o seu portfólio global. 

Você tem interesse em saber mais sobre essa alternativa? Continue acompanhando a leitura e veja uma lista com 6 ETFs brasileiros para conhecer! 

1. NTNS11 

O NTNS11 é um ETF brasileiro de renda fixa cuja estratégia é replicar o desempenho dos títulos do Tesouro Nacional — em especial, do Tesouro IPCA+, com prazo de zero a quatro anos. O seu propósito é proteger o capital dos investidores contra os efeitos da inflação. 

Por estar atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o NTNS11 visa manter o poder de compra de seus cotistas com o passar do tempo, oferecendo um ganho real. Apesar de ser focado em renda fixa, saiba que os ETFs não sofrem incidência de come-cotas (antecipação do Imposto de Renda) nem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

A seguir, veja um gráfico do desempenho, em percentual, do NTNS11 em comparação com o IPCA, de outubro de 2023 a outubro de 2024: 

Além disso, confira neste outro material a variação do preço da cota do ETF em reais no mesmo período: 

2. USDB11 

Outro ETF brasileiro de renda fixa é o USDB11. A diferença entre essa alternativa e a anterior é que o USDB11 é ligado ao mercado estadunidense. O seu índice de referência é o Bloomberg US Aggregate Bond Float Adjusted (Net TR) Index — contando com mais de 10.000 bonds (títulos de renda fixa dos EUA) em seu portfólio teórico. 

Para a alocação de recursos, o fundo compra cotas do ETF BND (Vanguard Total Bond Market ETF), que tem mais de R$ 300 bilhões sob gestão nos EUA.  

Com o ETF, é possível ter proteção cambial e diversificar a sua carteira com uma moeda forte. No gráfico a seguir, veja o percentual de rentabilidade desse investimento em comparação com o dólar — os dados são de outubro de 2023 a outubro de 2024: 

Também acompanhe a variação do preço em reais da cota do USDB11 no período: 

3. BXPO11 

Continuando a lista de ETFs brasileiros que você precisa conhecer, é hora de saber os detalhes do BXPO11. Ao contrário dos anteriores, o veículo foca em investimentos de renda variável e a sua estratégia consiste em investir em empresas brasileiras com receita no exterior. 

A alternativa acompanha o MarketVector™ Brazil Global Exposure (BRL) Index, ligado a ações de empresas do setor de exportação. Veja um gráfico do seu desempenho, em percentual, em comparação com o IBOV — principal índice do mercado de ações brasileiro — de outubro de 2023 a outubro de 2024: 

Ainda, confira a oscilação em reais do preço da sua cota no mesmo período: 

4. WRLD11 

Mais um ETF brasileiro de renda variável para você conhecer é o WRLD11. A alternativa replica o índice FTSE Global All Cap Net TR US RIC, por meio da alocação de recursos no ETF global VT (Vanguard Total World Stock). Ele investe em mais de 9.000 empresas de países emergentes e desenvolvidos ao redor do mundo. 

Com WRLD11, você consegue se expor ao mercado global e ter a oportunidade de diversificar a sua carteira com ações de companhias de diferentes países. Ele é composto por empresas dos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá, China e outros. 

No gráfico a seguir, veja a rentabilidade do WRLD11 em comparação com o IBOV — os dados são de outubro de 2023 a outubro de 2024: 

Observe nesse outro material a variação do preço em reais da cota do fundo no período: 

5. ALUG11 

Também relacionado ao exterior, o ALUG11 é um ETF brasileiro de renda variável que investe no mercado imobiliário estadunidense. Para tanto, ele acompanha o MSCI US IMI/Real Estate 25-50 NETR USD Index, por meio do investimento em cotas do ETF VNQ (Vanguard Real Estate). 

O portfólio do índice é formado por REITs (real estate investment trusts) de diferentes tamanhos e características — oferecendo diversificação. Ademais, os dividendos recebidos por ele são reinvestidos automaticamente, ajudando a potencializar o crescimento do fundo. 

A seguir, veja um gráfico de desempenho do ALUG11 em comparação com o IFIX — índice que mede a performance dos principais fundos imobiliários da bolsa de valores brasileira. O período é de outubro de 2023 a outubro de 2024: 

No mesmo período, veja a variação do preço da sua cota em reais: 

6. USTK11 

Concluindo a lista de ETFs brasileiros que você precisa conhecer está o USTK11. O fundo replica o desempenho do mundialmente conhecido ETF VGT (Vanguard Information Technology), listado na bolsa de Nova York. Este, por sua vez, segue o índice MSCI US Investable Market Information Technology 25-50 NETR USD Index. 

Nos Estados Unidos, o VGT investe em mais de 300 empresas de tecnologia norte-americanas. O portfólio desse ETF ainda tem companhias emergentes, com potencial de crescimento nos próximos anos.  

Veja no gráfico a seguir os dados de rentabilidade do USTK11 em comparação com o IBOV, de outubro de 2023 a outubro de 2024: 

Ainda, observe o movimento de preço das cotas desse ETF no período, em reais: 

É válido destacar que investir em ETFs do segmento de tecnologia pode oferecer diferentes benefícios, sendo o principal o fato de esse ser um mercado em expansão. Isso significa que há potencial de crescimento a longo prazo. 

Afinal, a escalabilidade operacional dos negócios do setor permite às companhias expandir rapidamente com um capital relativamente pequeno. Outro ponto positivo é a receita recorrente que essas companhias costumam apresentar — potencializando o seu desempenho. 

Entretanto, lembre-se de que resultados passados não garantem que o mesmo ocorrerá no futuro — o que vale para todos os tipos de investimentos. Portanto, avalie cada alternativa a fim de identificar se determinado ETF faz sentido para o seu portfólio. 

Ao longo deste artigo, você conheceu 6 ETFs brasileiros com diferentes características. Agora, com base no seu perfil de investidor, nos seus objetivos financeiros e nas suas necessidades, avalie cada fundo para verificar quais podem ter espaço na sua carteira. 

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre esses e outros ETFs da Investo, a primeira gestora independente do Brasil focada nesses fundos negociados em bolsa! 

Gostou desse Artigo? Você também pode gostar desses.