Muitos investidores, ao buscarem diversificação para sua carteira de investimentos, optam por investir no S&P500 – índice composto pelas 500 maiores empresas dos Estados Unidos e que abrange cerca de 80% do valor total do mercado de ações norte-americano. Porém, ao incluir apenas este índice, você deixa de capturar ganhos substanciais com os demais setores e países ao redor do mundo.
Ao realizar uma simulação de carteiras que incluem outros ETFs, observamos que os ganhos foram consideravelmente maiores conforme o aumento da diversificação na carteira.
Enquanto uma carteira composta 100% pelo S&P500 apresentou retorno acumulado de 461% (8 anos), a carteira diversificada, composta pelos ETFs: WRLD11, USTK11, CHIP11, SVAL11 e PEVC11, entregaria 863% de retorno no mesmo período.
O WRLD11, ETF da Investo que replica no Brasil o mundialmente conhecido ETF VT (Vanguard®️ Total World Stock) e oferece exposição a mais de 9.900 empresas e cerca de 49 países, abrangendo cerca de 98% da capitalização de mercado do mundo.
O USTK11, ETF do setor de tecnologia americana, que replica no Brasil o mundialmente conhecido ETF VGT (Vanguard®️ Information Technology) e investe em mais de 300 empresas de tecnologia, garantindo exposição diversificada ao segmento.
O CHIP11, ETF de Semicondutores, que replica o MVIS®️ US Listed Semiconductor 25 Index e investe em 25 empresas da indústria diretamente envolvidas na produção ou equipamentos relacionados e são listadas na bolsa americana.
O SVAL11, ETF de Valor de Small Caps Americanas que replica o ETF VIOV (Vanguard S&P Small-Cap 600 Value) e investe nas principais small caps americanas e leva em consideração múltiplos de valor, selecionando as empresas mais descontadas da bolsa.
O PEVC11, ETF de Private Equity, que replica o BlueStar Top 10 US Listed Alternative Asset Managers Index e oferece exposição ao desempenho das 10 maiores e mais líquidas gestoras de ativos alternativos listadas na bolsa dos Estados Unidos, incluindo Brookfield, KKR e Blackstone.
Para mais informações, acesse a página Nossos ETFs.