A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Guerra Tarifária dos EUA: Onde Wall Street está investindo?

15 abr 2025

    3 MIN DE LEITURA

    As ameaças tarifárias anunciadas pelos Estados Unidos contra alguns de seus principais parceiros comerciais tem impactado significativamente os mercados globais. Os altos impostos sobre importações, e suas consequentes retaliações, afetam diversos setores da economia e influenciam as estratégias de investimentos de Wall Street. 

    A implementação de uma política de altos impostos sobre produtos importados, principalmente do Canadá, China e México, visa priorizar a atividade doméstica dos EUA e restringir a concorrência estrangeira, já que os preços de produtos das empresas nacionais se tornam mais competitivos. 

    Nas últimas semanas, novos impostos sobre importações chinesas, aço e alumínio e a possibilidade de taxar ainda mais países, levaram Trump a anunciar que é possível haver uma recessão no mercado americano durante o período transitório de suas políticas tarifárias. 

    Essas incertezas geram efeitos negativos e penalizam os mercados globais e os consumidores, que terão que arcar com o aumento dos preços dos produtos, da inflação e da instabilidade política. 

    Com isso, os investidores estão cautelosos e buscando proteger suas carteiras do impacto econômico que pode ser agravado. O aumento da volatilidade significativa tem direcionado os recursos dos norte-americanos para opções de investimentos mais tradicionais e seguras, como ouro e títulos do Tesouro dos EUA. 

    Estratégias de Investimentos 

    Para investidores que buscam estar bem-posicionados nesse ambiente volátil, os ETFs da Investo oferecem opções estratégicas: 

    • GLDX11: ETF de ouro que replica o mundialmente conhecido ETF OUNZ (VanEck Merk Gold Trust ETF) e oferece aos investidores uma forma prática e acessível de investir em ouro, por meio de um ativo negociado em bolsa.  
    • WRLD11: ETF que com exposição a mais de 9800 empresas em 48 países, gerando uma enorme diversificação setorial e geográfica e capturando o movimento do mercado global. 

    Gostou desse Artigo? Você também pode gostar desses.