A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Um guia para investir com a eleição de Donald Trump: os impactos nos seus investimentos e o que esperar para 2025

Descubra oportunidades de investimento com os ETFs HODL11, USTK11, USDB1 e WRLD11

12 fev 2025

  • como investir no mercado americano,
  • eleições americanas e o impacto nos seus investimentos,

3 MIN DE LEITURA

Por Research Investo

O ícone do mercado financeiro Warren Buffett já dizia: “Never bet against America” (Nunca aposte contra os Estados Unidos). E, ao iniciarmos 2025, essa visão mais uma vez se confirma. Mesmo diante de um ambiente de juros elevados em 2024, as bolsas americanas mostraram resiliência, e as projeções indicam um ano ainda mais promissor para o mercado. 

A combinação de políticas protecionistas do governo com o ciclo – ainda que gradual – de cortes de juros, sustenta expectativas de forte crescimento econômico. Segundo análises do UBS, o índice S&P 500 pode avançar cerca de 10% e atingir 6.600 pontos até o fim de 2025. 

Um dos motores dessa alta deve ser a redução de regulamentações, uma promessa central da campanha eleitoral de Trump. Setores como Bancos, Saúde, Indústria e Tecnologia tendem a se beneficiar, uma vez que menor intervenção estatal e alívio fiscal favorecem empresas mais reguladas. Em especial, os segmentos bancário e tecnológico, historicamente menos impactados por altas de juros, podem ganhar ainda mais impulso. Com regras mais flexíveis, o setor financeiro pode intensificar fusões e aquisições, aproveitando o dinamismo econômico. 

Além disso, o atual presidente tem se mostrado favorável aos criptoativos, especialmente ao Bitcoin. Trump já indicou a intenção de reduzir a repressão da SEC (CVM americana) sobre o setor, propor regulamentações mais claras e até mesmo criar uma reserva estratégica de Bitcoin. Esse posicionamento tem animado investidores e abre espaço para um crescimento sem precedentes no mercado de criptoativos. 

Por outro lado, o acirramento da retórica contra a China adiciona um elemento de cautela ao cenário global. O governo americano vem sinalizando a possibilidade de novas tarifas sobre produtos chineses, o que pode dificultar ainda mais a recuperação dessa economia. Mesmo que a tarifa de 60% prometida não se concretize integralmente, alguma mudança nesse sentido parece inevitável. 

Diante desse contexto, o investidor brasileiro deve se posicionar estrategicamente para capturar as oportunidades que estão surgindo a partir do direcional do Governo Trump. 

E como a Investo pode te ajudar a aproveitar essas oportunidades?  

HODL11: ETF de Bitcoin que replica o Market Vector Bitcoin Benchmark Rate – USD, índice que busca acompanhar o preço spot do Bitcoin com 100% de exposição ao ativo. 

O fundo conta com a eficiência e escala da VanEck, já que o HODL11 replica o ETF HODL, listado na CBOE (Chicago Board Options Exchange), formador de mercado contratado e o menor custo do mercado, com taxa zero até julho/25 e 0,20% a.a. a partir de agosto/25, a menor taxa de administração quando compara a outros ETFs de cripto no Brasil.  

USTK11: ETF de tecnologia americana que replica no Brasil o mundialmente conhecido ETF VGT (Vanguard® Information Technology), que investe em mais de 300 empresas de tecnologia. Ele se beneficia do crescimento do setor de forma completa, capturando também o crescimento das big techs. O ETF gera acesso ao setor com ticket médio baixo e retorno e risco atrelado ao crescimento de gestoras consolidadas como Blackstone, KKR, Brookfield; 

USDB11: ETF de renda fixa americana que replica o BND (Vanguard® Total Bond Market ETF) e permite acesso a mais de 11.000 títulos de renda fixa americana. O ETF possibilita a construção de uma alocação diversificada em renda fixa nos EUA e com baixo risco, tendo a tranquilidade de negociar via B3, com IR de 15% retido na fonte e taxa de administração de apenas 0,25% a.a. 

WRLD11: ETF de alocação global que replica no Brasil o mundialmente conhecido ETF VT (Vanguard® Total World Stock) e oferece uma carteira diversificada de ativos ao redor do mundo, acessando mais de 9.900 empresas e cerca de 49 países. O WRLD11 permite que o investidor participe do crescimento global sem se preocupar em prever qual país ou indicador terá melhor desempenho.   

Acesse a página dos nossos ETFs e conheça todos os fundos da Investo.