A maior gestora independente de ETFs do Brasil.

Divulgação de tarifas dos EUA aumenta busca por investimentos de proteção

A imposição de novas tarifas pelos Estados Unidos impacta os mercados globais e reforça a atratividade do ouro como ativo de segurança.

03 abr 2025

  • como investir em ouro,
  • exposição direta ao ouro,
  • GLDX11,
  • ouro,

3 MIN DE LEITURA

Por Investo

No dia 02/04, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou que os Estados Unidos imporão tarifas de 10% sobre todas as importações para o país, com vigência a partir de sábado (05/04). Além disso, taxas mais elevadas serão aplicadas a nações com barreiras comerciais mais rigorosas contra os produtos americanos.

A reação dos mercados globais foi imediata: as bolsas de Londres, Paris e Berlim registraram quedas significativas na abertura. O FTSE 100 e o Cac 40 recuaram 1,4% e 1,7%, respectivamente, enquanto o índice Dax da Alemanha caiu mais de 2%.

China, Austrália e União Europeia se manifestaram contra as medidas, considerando-as um grande golpe para a economia mundial. O Brasil ficou na lista dos menos taxados, apenas na tarifa mínima de 10%. Ainda não houve retaliação imediata, mas diversos líderes anunciaram reuniões nos próximos dias para avaliar suas reações.

Ouro como proteção contra a incerteza

A incerteza gerada pela medida impulsionou o ouro, ativo tradicionalmente visto como refúgio em momentos de turbulência. As tarifas mais altas do que os mercados globais projetavam favorecem a cotação do ouro, pois aumentam as tensões geopolíticas e a incerteza comercial. Além disso, o ouro tem baixa correlação com o mercado de ações e tende a valorizar em momentos de estresse, consolidando-se como ativo de refúgio seguro.

O metal subiu 19% neste ano, após uma crescente em 2024 e chegou a quase 1% de alta em negociações no fim da quarta-feira.

Oportunidade: ETF GLDX11

Neste contexto, o investidor que busca recorrer ao ouro como reserva de valor, passa a contar com uma opção acessível, transparente e eficiente: o GLDX11.

O ETF GLDX11 é listado na B3 e replica no Brasil o mundialmente conhecido ETF OUNZ (VanEck Merk Gold Trust ETF), listado na bolsa de valores americana NYSE. O ativo oferece uma fixação de preço spot confiável e transparente do ouro, utilizando um cálculo ponderado pelo tempo para determinar o preço médio diário do metal.

Entre os benefícios do GLDX11, destacam-se:

  • Isenção de IOF e come-cotas;
  • Liquidez D+2;
  • Apenas 15% de IR sobre os ganhos;
  • Taxa de administração de 0,30%.

Nos últimos 12 meses, o OUNZ, que serve de referência para o GLDX11, apresentou uma performance de 57,93% (dados até 28/03/2025).

Para mais informações sobre como investir em ouro por meio do GLDX11, acesse à página do produto.

Gostou desse Artigo? Você também pode gostar desses.