O que você faz com o dinheiro que ganha?

Compartilhe com seus amigos:

Muitas pessoas acreditam que guardar o dinheiro que ganham na conta corrente (ou de baixo do colchão, rs) é uma vantagem. A verdade é que dinheiro parado, independente do lugar, representa uma perda. Além de não gerar rendimento, esse dinheiro está sujeito a desvalorização por causa da inflação.

O que é inflação?

A inflação é o aumento do custo de vida do consumidor devido, a elevação do preço dos produtos e a desvalorização da moeda. Sendo assim, se você recebeu um dinheiro no início do ano e deixou ele parado na sua conta corrente ou guardado embaixo do colchão, no final desse período, esse dinheiro não será capaz de comprar a mesma quantidade de produtos que ele compraria no início do ano. Para que isso não aconteça, é preciso buscar maneiras de INVESTIR o seu dinheiro!

Objetivos e metas

O primeiro passo, antes de pensar em investir, é definir os objetivos e as metas a serem alcançadas com esses investimentos. Faz parte do ser humano a busca pela satisfação imediata e a dificuldade de vislumbrar um estado futuro. Por isso, acabamos encontrando empecilhos na hora de estabelecer sonhos, já que eles dão a sensação de estarem muito longe da nossa realidade.

O autoconhecimento é um processo fundamental para quem quer melhorar sua situação financeira. Identificar os princípios e os valores que regem sua vida, podem ajudar a compreender o seu pensamento e comportamento com relação a dinheiro. Entender o seu momento de vida e os motivos que levaram você a trilhar esse caminho, vão ajudar a descobrir quais os investimentos mais adequados para o seu perfil e os seus objetivos.

O conhecimento LIBERTA

Uma pesquisa divulgada pela Anbima (Raio-X do Investidor – edição 2019), mostrou que 88% dos brasileiros  que investem colocam seu dinheiro na poupança. Esse resultado indica que os brasileiros ainda são muito conservadores na hora de investir, e os motivos podem ser o receio de perder dinheiro ou a falta de conhecimento sobre o assunto. Por isso, a busca por conhecimento no assunto é essencial para quem quer começar a investir.

A partir do momento que você começa a entender sobre o assunto, você adquiri condições de decidir melhor o que fazer com o seu dinheiro. Se educar financeiramente abre as portas do universo do dinheiro e dos instrumentos para lidar com ele. Vai além de simplesmente economizar, pois, inclui a consciência a respeito das oportunidades e dos riscos existentes. A educação financeira pode ajudar você em situação complicada e fornecer as ferramentas necessárias para melhorar aos poucos sua condição de vida.

Benefícios de investir o seu dinheiro

Quando você decide aprender e começa a investir o seu dinheiro, você passa a ter uma relação mais sadia com ele. E um dos benefícios disso é viver dentro do seu orçamento financeiro, deixando de ser influenciado pelos padrões de consumo que fortemente presentes na nossa sociedade. A educação financeira vai ajudar você a alcançar essa relação proativa e saudável com seu dinheiro. Você vai se questionar e avaliar melhor as suas compras, evitando sempre o surgimento de dívidas e a tão conhecida crise do final do mês.

Ser refém do salário, infelizmente, é um problema muito comum na população brasileira. Ao assumir o controle da sua vida financeira, você fica livre de uma preocupação e consegue ser mais produtivo em outros aspectos da sua vida. Essa independência, também possibilita uma maior dedicação para alcançar seus objetivos e metas futuras. Mas não se engane, essa tarefa não é fácil!


Equipe Investo

Com informações confiáveis e as ferramentas certas, queremos ajudar e guiar os brasileiros a melhorarem sua vida financeira e sua qualidade de vida.


Mais posts para você

Deixe um comentário aqui =D