Sim, Virgínia. Papai Noel existe!

Compartilhe com seus amigos:

Sim, Virgínia. Papai Noel existe!

Quando o assunto envolve finanças pessoais, muitos acreditam não ser possível alcançar resultados realmente satisfatórios. Porém, a carta de uma menina de 8 anos falando sobre o Natal pode trazer lições para toda a vida.

A inocência de uma criança e a resposta do editor do jornal trazem uma reflexão importante sobre acreditar e agir com base nisso. Ao aplicar esses ensinamentos sobre as finanças e os investimentos financeiros, você poderá traçar um plano para alcançar suas metas.

Neste artigo, você descobrirá como usar essa famosa história de Natal a favor da sua vida financeira. Acompanhe a leitura!

Qual é a história da carta da Virgínia?

Foi em 1897 que uma menina de 8 anos mandou uma carta para o jornal The Sun, no Reino Unido, perguntando sobre a existência do Papai Noel. Os amigos da criança foram o motivo do envio da carta, pois haviam afirmado que o personagem mais icônico do Natal não existia.

Porém, o pai de Virgínia sempre dizia que, se estava no The Sun, então o fato existia. Pela lógica, ela decidiu procurar a publicação diretamente para tirar a dúvida. A resposta da carta foi dada na forma de um editorial, chamado “Sim, Virgínia. Papai Noel existe!”, por Francis Church.

Ao longo de sua resposta, o editor discorre sobre a beleza e a magia do mundo. Ele fala sobre tudo o que não pode ser visto e no poder de acreditar — não apenas no Papai Noel.

Como a história se relaciona às finanças?

Embora a carta de Virgínia tenha se tornado uma das histórias natalinas mais famosas nos Estados Unidos, os seus ensinamentos não precisam se limitar a essa época de fim de ano. Também é possível tirar lições para toda a vida — incluindo a parte financeira.

Nesse sentido, vale saber que a falta de educação financeira no Brasil é um fator que leva as pessoas a não acreditarem na chance de obter sucesso financeiro. Como consequência, muitos simplesmente deixam de ter objetivos maiores.

Mas, assim como Francis Church encorajou Virgínia, é possível vencer esse estado de desesperança com a vida financeira. Você pode dar o primeiro passo rumo a sonhos e objetivos que envolvem uma atuação financeira mais preparada.

Quais lições Virgínia nos ensina sobre o dinheiro?

Em suas poucas linhas, Virgínia deixou lições que percorreram gerações e que incluem diferentes temas. Graças à pergunta inocente de uma criança de 8 anos, o editorial trouxe uma perspectiva diferente sobre o poder de acreditar e a importância de fazê-lo.

Portanto, você pode tirar lições para aplicar também na sua vida financeira. Por isso, veja quais são os pontos que vale a pena considerar!

Você pode ter uma vida financeira mais planejada

Em vários trechos, a resposta do editor do The Sun fala sobre crer naquilo que não se pode ver. Uma das passagens fala sobre como Virgínia deveria continuar a acreditar no Papai Noel, mesmo se nunca pudesse vê-lo. Afinal, não haveria provas de que ele ou as fadas do jardim não existem.

No caso das finanças, a metáfora está relacionada à capacidade de planejar suas finanças pessoais. Afinal, não é porque não verá o resultado de modo imediato que você deve ignorar o potencial que pode ser alcançado no futuro.

De forma muito mais concreta que uma criança norte-americana que coloca a meia de Natal sobre a lareira, você pode se planejar para conquistar os resultados de interesse.

Vale a pena mapear seus ganhos e seus gastos e determinar quais são as suas metas de vida. Desse modo, você terá um plano para orientá-lo a conquistar o que deseja.

Todos podem investir

Ao longo do editorial, Francis Church deixa claro que todas as pessoas podem acreditar no Papai Noel — não apenas as crianças. Afinal, sempre existem questões que você não sabe ou não conhece, diante da vastidão do mundo.

Trazendo para os investimentos, vale saber que todo mundo pode compor sua carteira de investimento. Isso inclui desde o investidor iniciante — que deseja começar a fazer seus aportes — até quem já sabe bastante do mercado, por exemplo.

Da mesma forma, pode investir tanto quem dispõe de uma grande quantia quanto quem não tem tanto dinheiro disponível. O importante é começar a aproveitar o que o mercado financeiro tem a oferecer, pois é isso que o aproximará dos seus objetivos.

Não é difícil começar a investir

Em uma das partes da resposta à Virgínia, o editor fala sobre como a força de todos os homens mais fortes do mundo não seria suficiente para romper o véu do mundo invisível. Uma das lições para toda vida financeira é que, na hora de investir, também não é preciso contar com tanto esforço.

Apesar de o planejamento ser necessário, fazer investimento não precisa ser complicado — ao contrário do que seria romper o que separa esse mundo da fantasia. 

Por exemplo, uma das opções do mercado financeiro é o ETF (exchange traded fund) ou fundo de índice. Por meio da compra de cotas desse fundo de investimento, você se expõe a um portfólio completo de ativos que fazem parte da carteira teórica de um indicador de mercado. 

Como o ETF acompanha esse índice, seus recursos podem obter os resultados de dezenas ou centenas de ativos de uma só vez. Não é preciso acompanhar cada investimento separadamente ou fazer diversas negociações de modo individual.

Com isso, você não precisa ser um especialista do mercado e terá que dedicar menos tempo e esforço para tomar decisões. 

Você pode alcançar resultados incríveis

Outra entre as lições para toda a vida que a carta de Virgínia traz é a capacidade de conquistar o que se deseja. No caso da menina de 8 anos, ela precisava da confirmação da existência do Papai Noel. Mais que receber uma resposta, sua história se transformou em um sonho de Natal.

Com você, essa transformação pode acontecer em sua vida financeira. Por meio de investimentos frequentes, consistentes e focando no longo prazo, você pode realizar diversos sonhos. É possível ter um futuro mais tranquilo, cuidar da sua família, atingir a liberdade financeira e muito mais.

Como você viu, a história da carta da Virgínia se tornou uma fonte de inspiração com lições para toda a vida — incluindo investimentos financeiros. Ao acreditar que você pode investir e ser bem-sucedido financeiramente, é possível alcançar resultados ao longo da sua vida.

Gostou dessa reflexão? Aproveite para conhecer os ETFs da Investo e veja como começar a investir!

Deixe um comentário aqui =D