Você sabe o que é um ETF?

Compartilhe com seus amigos:

Investers! Hoje, vamos explicar o que é um ETF e como esse produto pode facilitar para você começar a investir em renda variável.

Imagine você…

Um cidadão comum, trabalhador, mãe/pai de família, na correria do dia a dia, tentando encaixar uma atividade física e/ou algum curso para continuar a subir na carreira profissional. Contando o dinheiro suado que entra todo mês para pagar as contas que não param de chegar. Você entra nas suas redes sociais e observa vários amigos ou conhecidos dizendo que estão investindo na Bolsa de Valores. E você se sente praticamente um extraterrestre nas conversas de “zap” ou nas rodas de amigos por não saber como investir.

Você decide: vou começar a investir!

Afinal, esse assunto é muito sério e você não quer ficar no futuro dependendo da previdência do Estado. E quando você começa a ver os influencers de investimentos, a grande maioria dizendo que vc precisa estudar a fundo as empresas, acompanhar os resultados, fazer julgamentos quantitativos e qualitativos, “ficar ligado” nas mudanças regulatórias, fazer uma análise da situação econômica brasileira e mundial, etc… você cai na real… e percebe que não é possível encaixar isso na sua rotina. Quando você vai ter tempo para absorver tudo isso?? Mas existe aquela vozinha atrás da sua orelha, dizendo para você correr atrás disso. Me conta, você se identifica com essa descrição?

Dificuldades

Uma das primeiras dificuldades que o investidor iniciante encontra é saber em qual empresa ele deve investir. Por exemplo, você observa que o setor de energia elétrica no Brasil é um setor que aparentemente é muito bom. Você não entende de energia elétrica e nem sabe analisar os balanços das empresas. Você apenas olha ao seu redor e sabe que aquele setor é bom. Mas qual empresa desse setor teve uma melhor performance? Será que devo investir em todas? Mas quais são elas? Quantas perguntas…

Solução

E é ai que entra os ETFs. Como? Vou explicar, vem comigo.

Facilidade e diversificação

Os ETFs facilitam esse processo de decisão, principalmente para você que está começando a investir, e, permitem, o investimento em várias empresas com uma só compra. Ou seja, com apenas um único investimento, você pode ser acionista das maiores empresas de energia do Brasil. Além de ter sua carteira diversificada com apenas uma compra, isso não é fantástico?!

Acesso

Agora, imagine poder fazer isso não apenas para o setor de energia… mas com o setor de seguros, educação, varejo, imobiliário!? E indo além… imagine investir assim nas melhores empresas de outros países? Como EUA, China, Europa e etc. De dentro do Brasil, você consegue investir nos mais diversos setores do mundo. Se preferir, você pode investir em um ETF que segue o crescimento mundial (isso mesmo… você pode ficar exposto à economia mundial!).

Baixo custo

Diferentemente dos fundos tradicionais, quando você investi em um ETF você sabe exatamente o que está na sua carteira. Sem falar que a taxa de administração de um ETF é muito mais barata que as taxas de administração de fundos de investimento tradicionais.

Diluição dos riscos e economia de tempo

O investidor também consegue diluir o risco envolvido nesses investimentos e economiza tempo e dinheiro, já que, é muito mais difícil e mais caro montar uma carteira diversificada e equilibrada comprando ações individualmente. Imagine as horas e mais horas de estudo e análise que você gastaria para escolher cada uma dessas empresas… tempo esse, que você poderia estar com a sua família, praticando um esporte, aprendendo um novo desafio, entre outras coisas. Você percebe o impacto que isso pode ter na sua maneira de investir e consequentemente na sua vida?

Resumindo…

O ETF descomplica a maneira de investir e permite que você economize tempo e energia.

O fato de você estar aqui nesse blog, mostra que você é uma pessoa antenada e curiosa com as coisas que estão acontecendo ao seu redor. Tenho certeza que dentro de você tem aquela “sementinha” de querer sempre evoluir e aprender. Você pode não entender muito do mercado financeiro, mas sabe que existe algo de bom nesse setor (apesar dos riscos) e você quer participar disso. Por isso, não deixe de acompanhar esse blog, que juntos vamos transformar essa semente em uma árvore com muitos frutos.

No próximo texto, vamos falar mais sobre as vantagens e desvantagens dos ETFs.

Até lá!


Equipe Investo

Com informações confiáveis e as ferramentas certas, queremos ajudar e guiar os brasileiros a melhorarem sua vida financeira e sua qualidade de vida.


Mais posts para você

2 comentários em “Você sabe o que é um ETF?”

  1. Pingback: Por que você deve investir em renda variável? – Investo

  2. Pingback: Como investir 100 reais na bolsa de valores? – Investo

Deixe um comentário aqui =D