Já ouviu falar em ETFs?

Equipe Investo

14/08/2020

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

A sigla ETF significa “Exchange Traded Funds” que, em português, significa “Fundos Negociados na Bolsa”. Um ETF é um hibrído gerado da mistura de um fundo de investimento e de ações, ou seja, ele é um fundo que pode ser negociado na Bolsa de Valores como uma ação. Como fundo, porque você vai estar comprando uma cota que contém diversas ações que replicam um determinado índice. E como ação, porque você pode comprar e vender a qualquer momento através da sua corretora. 

De uma maneira bem simples… um ETF é uma cestinha que contém ações de várias empresas que são ligadas por um índice.

Mas afinal… o que é um índice?

Um índice nada mais é que um ranking, que lista as ações mais negociadas de um determinado segmento. Ou seja, uma listinha com as empresas mais tops. 

Nascimento

O primeiro ETF foi criado em 1990 no Canadá e o segundo nasceu três anos depois nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro ETF só foi criado em 2004 (PIBB, Papeis Índice Brasil Bovespa)  e foi lançado em conjunto pelo BNDES e o Banco Itáu. Somente após 4 anos, o segundo ETF foi lançado pela Barclays no país, que foi comprada pela gestora americana Blackrock. 

Criados há apenas 30 anos, os ETFs passaram a representar um dos segmentos com crescimento mais rápido dos negócios de gestão de investimentos.

Mas como funciona um ETF?

O processo para investir em ETFs é muito simples.  Vamos supor que você queira investir parte do seu dinheiro em um ETF, para isso você vai precisar:

Depois que a sua ordem de compra é concluída, você vai receber as ações do ETF em sua conta de corretagem. O processo é semelhante a compra de qualquer outro tipo de ações no mercado secundário. A grande vantagem dos ETFs é que com apenas uma compra você vai estar investindo em várias empresas, com isso você economiza o tempo que gastaria escolhendo e comprando ações de cada uma separadamente.

O vídeo abaixo foi produzido pela ANBIMA, é um pequeno resumo do que é um ETF e como funcionam.

 

Deixe um comentário aqui =D