Comece a investir hoje e trabalhe pelo seu próspero Ano Novo!

Compartilhe com seus amigos:

Comece a investir hoje e trabalhe pelo seu próspero Ano Novo!

O que você faz com o dinheiro que recebe pelo seu trabalho? Muitos utilizam para pagar contas, fazer compras ou viajar no final do ano. Porém, embora seja positivo conseguir se manter e poder aproveitar o hoje, é fundamental investir pensando em prazos maiores.

Afinal, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e você precisa estar preparado para eles. Além disso, investir permite ter conforto financeiro no futuro, até mesmo para que seja possível parar de trabalhar com tranquilidade e mantendo o padrão de vida. 

Portanto, é válido começar a investir hoje e fazer seu capital trabalhar para você desde já. Quer saber como? Confira a seguir dicas essenciais para iniciar sua jornada como investidor e construir seu próspero Ano Novo!

Vamos lá?

Por que é importante investir?

Investir é uma das melhores maneiras de aumentar seu patrimônio sem empregar um esforço direto. No dicionário, a palavra investimento significa um gasto ou aplicação que produza um retorno futuro. Quando isso envolve finanças, é comum estar relacionado ao ganho de capital.

Porém, muitos deixam de investir acreditando ser necessário ter bastante dinheiro. Porém, existem alternativas acessíveis para qualquer pessoa. Ademais, quanto mais tarde você começa a investir, mais distante estará da realização de um plano ou sonho futuro.

Em períodos de instabilidade econômica, por exemplo, ter dinheiro guardado pode evitar exposição aos juros em financiamentos e empréstimos. Aliás, o endividamento é um dos principais fatores que atrapalham na gestão do orçamento, dificultando a conquista de uma boa saúde financeira.

Logo, a segurança financeira gerada ao investir é um dos principais benefícios de adotar esse hábito no seu dia a dia. Sobretudo, é uma forma de garantir melhores condições financeiras para você e para sua família no futuro.

Quais os impactos dos investimentos no seu futuro?

Como você viu, investir faz seu dinheiro trabalhar por você. Isso é possível porque existem investimentos que remuneram o capital do investidor periodicamente. Ou seja, você obtém ganhos ao deixar seu capital aportado naquela alternativa.

Caso você mantenha uma frequência nesses investimentos, há chances de obter retornos suficientes para o seu sustento. Quando isso acontecer, você não precisará mais trabalhar pelo dinheiro e poderá considerar viver exclusivamente de renda.

Também existem investimentos que têm o potencial de multiplicar o capital do investidor com o tempo. Nesse caso, é possível comprar um ativo por um preço e, posteriormente, vendê-lo mais caro, aumentando o patrimônio.

Então investir pode fazer você ter mais recursos financeiros no futuro. Isso acontece tanto por meio do recebimento de uma renda passiva quanto pelo aumento patrimonial com a valorização de um ativo. Contudo, a forma como os recursos serão utilizados varia conforme os seus planos e objetivos.

Por que começar agora?

Depois de aprender a importância de investir e como eles podem impactar no seu futuro, talvez você esteja se perguntando: por que começar agora? A resposta é simples: quanto mais cedo você começar, menor será o esforço que precisará ser adotado para alcançar um objetivo.

Por exemplo, atingir a independência financeira em cinco anos exige disponibilizar uma quantia financeira muito maior que a necessária para a mesma conquista em quinze anos. Ademais, os resultados tendem a ser potencializados em prazos maiores, seja na renda fixa ou variável.

Na renda fixa, o tempo potencializa o efeito dos juros compostos, que se acumulam. Logo, mesmo que você aplique pouco dinheiro no começo, o valor começa a se multiplicar. 

Já os rendimentos recebidos poderão ser reaplicados, aumentando o potencial de retorno. Com o tempo, o capital crescerá cada vez mais e mais rápido. 

Na renda variável, por sua vez, o poder dos juros compostos é refletido na exposição à economia real. Assim, o tempo contribui para o objetivo de acumular patrimônio e diminui os efeitos das oscilações de curto prazo e os riscos existentes. Portanto, as chances de retorno em relação à quantia aplicada costumam ser maiores.

Como começar a investir hoje e trabalhar pelo seu próspero Ano Novo?

Se você não quer perder mais tempo e deseja começar a investir hoje para trabalhar pelo seu próspero Ano Novo, vale conferir as principais dicas sobre o assunto. Veja a seguir!

Tenha um bom planejamento financeiro

O passo inicial para começar a investir é ter um bom planejamento financeiro. Isso significa ter um panorama completo de quanto entra e sai do seu orçamento. Dessa maneira, você poderá se planejar para cortar gastos e fazer sobrar mais dinheiro para investir mensalmente.

Conheça seu perfil de investidor e objetivos

Antes de começar a investir, é essencial descobrir seu perfil de investidor. Afinal, cada pessoa tem uma tolerância diferente aos riscos. Desse modo, conhecer os riscos que você está disposto a correr em um investimento para atingir um objetivo ajuda a tomar decisões mais acertadas.

Estude diferentes alternativas de investimento

Um erro bastante comum entre investidores iniciantes é investir em uma opção sem conhecer as suas regras e funcionamento. Para evitá-lo, estude as classes de investimento e os detalhes de cada alternativa. 

Na renda fixa, por exemplo, a lógica de rentabilidade é definida antes da aplicação — sendo mais previsível. Já na renda variável, não há como prever os seus resultados, exigindo-se um cuidado maior para equilibrar os riscos.

Diversifique sua carteira

Uma das estratégias mais utilizadas entre investidores é a diversificação do portfólio. Ela consiste em dividir seu patrimônio em diferentes alternativas de investimento. Assim, ainda que uma delas apresente um resultado insatisfatório, o desempenho de outras pode compensá-los.

Comece quanto antes

Você já aprendeu que começar a investir cedo reduz o tempo necessário para atingir seus objetivos. Caso não tenha muitos recursos, conhecimento ou tempo para dedicar a análise de alternativas, uma alternativa que pode ser interessante são os ETFs (fundos de índice). 

Trata-se de um veículo de investimento coletivo cuja estratégia é espelhar um índice de mercado. Ele é gerido por um gestor profissional do mercado, que fica responsável por negociar os ativos integrarão o portfólio do fundo. 

Dessa forma, ao adquirir uma cota, seu capital estará exposto a todos os ativos que estiverem na carteira do ETF. Logo, é uma alternativa simples e acessível para começar a investir e trabalhar pelo seu próspero Ano Novo.

Além disso, essa alternativa costuma proporcionar maior diversificação do capital. Isso porque diversos índices de mercado possuem uma carteira teórica composta por diferentes alternativas de investimento.

Viu como começar a investir hoje pode trazer benefícios no futuro? Então não perca tempo e procure formas de se organizar para ter dinheiro disponível para os investimentos. Contudo, não se esqueça de conhecer o seu perfil de investidor e objetivos do mercado para tomar as melhores decisões.

Se interessou pelos ETFs e quer conhecer melhor essa alternativa de investimento? Entre em contato com a Investo e confira nossos fundos!

Deixe um comentário aqui =D