Valuation consiste em um conjunto de técnicas para determinar o valor justo de uma empresa ou ativo. A técnica de valuation (avaliação, em uma tradução livre) tem como função determinar se o valor de determinado papel está em seu lugar “correto”. A ideia é mais ou menos a seguinte: se o preço de uma ação estiver abaixo do que for estimado pela avaliação então recomenda-se sua compra, pois espera que ela irá se valorizar; por outro lado, se o preço estiver acima, recomenda-se sua venda dado que seu caminho deverá ser descendente no futuro. É claro que há mais coisas em jogo e que nem sempre é possível acertar, já que não se trata de uma ciência exata. De qualquer maneira, essa técnica é um valioso apoio para a avaliação de ativos e, portanto, para orientação de atuações no mercado financeiro.
A técnica valuation também serve para avaliar empresas, sejam grandes ou pequenas. E isto pode ser muito útil em diversas situações. Se você está pensando em iniciar um empreendimento, é possível estimar o valor de mercado de sua empresa e comparar com outras já existentes para ver se o negócio será viável. Lembrando que abrir um novo negócio exige uma boa organização e planejamento. Com a análise valuation o empreendedor pode ter uma informação mais que lhe ajude neste processo. Empresas que estão em processo de venda também podem se utilizar desta técnica para estimar seu valor e oferecer um preço ao mercado. Assim, as empresas interessas na compra também podem avaliar se vale ou não a pena realizar a incorporação.
Uma das maneiras de se realizar a avaliação de uma empresa ou ativo é através do método de fluxo de caixa descontado. Trata-se de uma técnica que determina o valor presente de um ativo através de seus fluxos de caixa futuros. Mas vamos entender um pouco melhor.
Vp= FC1/Td^1 + FC2/Td^2 + FC3/Td^3 + FC4/Td^4 ..........
A fórmula acima expõe de maneira simplificada a técnica do fluxo de caixa descontado. Vp = Valor presente do ativo FC = Fluxos de caixa Td = taxa de desconto Basicamente, o investidor teria que seguir os seguintes passos para fazer a avaliação pela técnica do fluxo de caixa descontado:
Mas há também outras técnicas de avaliação. Vejamos.
Neste método, o investidor realiza uma comparação da empresa ou ativo em questão com outros similares. A ideia é ter uma espécie de mapa que permite situar se o preço daquele ativo está em acordo ou em desacordo com os demais. É possível escolher um benchmark, ou seja, um índice de referência para proceder a essa análise.
O payback é uma técnica que estima o tempo necessário para que a soma dos retornos de um investimento, empresa ou ativo se iguale ao valor gasto inicialmente. Em suma, no jargão do dia a dia é para verificar quando o investimento “se paga”. Novamente, você terá que estimar os fluxos de caixa futuros e, para simplificar, tirar uma média deles. Pegue esse valor e divida pelo investimento inicial. Assim, você terá a quantidade de tempo que seu investimento levará para ser pago. Lembrando que há técnicas um pouco mais detalhadas para realizar o cálculo do payback, mas com isso já dá para ter uma ideia.
Como já foi dito antes, o valuation serve para estimar o valor justo de um ativo e, com isso, guiar uma decisão de investimento. Trata-se de um elemento a mais que vai te ajudar a navegar pelo mundo do mercado financeiro. Não se esqueça de buscar informações tanto em sua corretora quanto em livros, artigos e canais confiáveis. Além disso, o valuation vai te ajudar em algo que sempre defendo aqui: diversificar aplicações. Isto significa que essa técnica poderá te ajudar a selecionar ativos que deem equilíbrio à sua carteira. Não se esqueça também de planejar seus investimentos em prazos estáveis e, de preferência, longos (com exceção das reservas de emergência! ).